OPNsense Wireguard+VXLAN+BGP+Bridge - Alguns hosts respondem e outros não.

Started by glgontijo, February 19, 2026, 03:55:20 PM

Previous topic - Next topic
Caros,

Tenho um servidor VPN em OPNsense e clientes também em OPN.

A estrutura é a seguinte:

VPN Wireguard conecta os clientes ao servidor
BGP+BFD garante a alta disponibilidade (02 links de WAN no servidor WG)
VxLAN + Bridge com as VLANs de cada lado. Garantindo o funcionamento da rede como uma só VLAN.

Todos os 3 clientes configurados de forma igual. Com a mesma versão do OPN 26.1.2
Somente o servidor que está na 25.7.11 (Mas o problema vem desde quando todos clientes também estavam com a 25.7)

Alguns hosts da rede local na sede, não enxergam o cliente, mas outros sim.
Se desativo o pf, ele responde normalmente, se reativo, somente alguns hosts da sede respondem.
O comportamento é mútuo, também atinge o cliente.
Broadcast trafega sem problemas na rede.

As regras são all-all any-any para a bridge, vxlan e vlan (floating com todas as interfaces que compõem a br).
Já ativei e desativei MSS Clamping.
Já ativei e desativei net.link.pfil.bridge e member (0,1 / 1,0 / 0,0) e nada.

Outros hosts atrás do cliente respondem sem erros e não tem problemas em tráfego de broadcast.

Preciso entender o que está acontecendo.

Não posso trabalhar com outra arquitetura, pois preciso de propagação de broadcast em L2 para CFTV, VOIP e controladora de Wifi.

Pensei em usar OpenVPN TAP para obter L2 (isso também eliminaria a necessidade do BGP, já que o OVPN faz isso diretamente), mas o WG tem mais qualidade para o VOIP.

AH!
Também já tentei desativar a VPN de um dos links, e forçar tudo em um só (pra ver se não era BGP encaminhando ARP em interface errada). Não houve alteração no comportamento.

Agradeço quaisquer ajudas.

Atualização.

Percebi que ao reiniciar, em alguns momentos o host volta a responder.
Mas depois de um tempo, cessa novamente.

Se conseguirem me dar qualquer dica, ficarei grato.