Acesso na interface Wan

Started by luis.sch, January 18, 2021, 05:43:23 PM

Previous topic - Next topic
Boa tarde amigos

Estou montando um lab simples, com um firewall opnsense e um cliente (no caso, um xubuntu), dentro do virtualbox. A topologia é bem simples, o firewall tem duas interfaces de rede,
- wan recebendo ip do meu roteado via dhcp, configurada como bridge no virtualbox
- lan com ip fixo e entregando ips via dhcp, configurada como rede interna
O cliente tem uma interface de rede, configurada como interna

O meu problema é que não consigo liberar o acesso externo pela wan. Já fiz a regra do firewall liberando todas as portas, para todos os ips e nada da interface responder. Nem ping está respondendo. O mais interessante é que se rodo um pfctl -d no terminal, tudo passa a responder normalmente, o que mostra que tem algo de errado na configuração.

Alguém poderia me dar uma luz?

Desde já agradeço.

Bom dia Luis, veja se na configuração da interface WAN esta marcada a opção "Block private networks" caso esteja, desmarque.

Estou com o mesmo problema, se descobri a solução posto aqui

Luis,
resolve em dois labs que tenho da seguinte forma:

- Mudar o gateway da WAN para AutoDectect
- Liberar regra na interface WAN, (somente do tipo IN, não precisa OUT)
- Se estiver desmarcado, Marque as opções Bloquear Bogon e Redes privadas
- Desmarque as opções Bloquear Bogon e Redes privadas
- Aguarde o sistema aplicar as mudanças - 1min
- Teste com navegador diferente

Comigo funcionou.

Pessoal estou com o msm problema, porém nenhuma das opções aqui citadas nao funcionaram

Opa!

Configurou as interfaces de rede do opnsense no virtualbox como modo promíscuo? (aceitar tudo) sem isso ele não faz NAT pra fora..

Bom dia colegas, não consegui liberar acesso ao opnsense pela interface wan. Alguém poderia mandar um passo a passo de configuração?