OPNsense
  • Home
  • Help
  • Search
  • Login
  • Register

  • OPNsense Forum »
  • International Forums »
  • Portuguese - Português (Moderator: juliocbc) »
  • Lentidão em navegação
« previous next »
  • Print
Pages: [1]

Author Topic: Lentidão em navegação  (Read 3433 times)

frmoronari

  • Newbie
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: 0
    • View Profile
Lentidão em navegação
« on: March 01, 2019, 02:46:34 pm »
Bom dia;

Meu OPNsense está operando a 3 dias, e deste então temos sentido lentidão nos serviços de navegação, repecção de e-mail, e até mesmo em clientes web de telegram e whatsapp. Até navegação aqui no forum é sofrível.

Navegação simples, em sites comummente conhecidos como o da Microsoft, G1, o próprio site aqui da empresa dentre tantos outros. O conteúdo demora a ser carregado, mas percebo que não é DNS, já que a resposta deste é imediata.

Não estamos utilizando nenhum serviço de proxy e/ou controle de navegação. Regras de firewall apenas as básicas.

O cenário é o OPNsense recebendo dois links de internet, um WAN (PPPoE) e um OPT1 (dedicado). Configurei LoadBalance e FailOver seguindo os docs do site oficial.

O hardware usado não é novo, mas tenho certeza que dê conta do recado. Tenho um C2Q de 2.66Mhz, 4Gb de Ram e 3 Placad de rede novas. Sim, as placas são realtek e sei que isso não é a melhor opção, mas é a possivel no momento.

Tenho uma rede pequena, algo em torno de 50 computadores que utilizam serviços de internet.

Agradeço quem puder apontar uma solução.
« Last Edit: March 01, 2019, 02:53:18 pm by frmoronari »
Logged

juliocbc

  • Moderator
  • Sr. Member
  • *****
  • Posts: 336
  • Karma: 12
    • View Profile
    • Cloudfence
Re: Lentidão em navegação
« Reply #1 on: March 06, 2019, 02:26:38 pm »
Olá frmoronari!

Quando você diz que a resposta de DNS é imediata, você chegou a fazer um teste com dig ou nslookup para constatar o tempo de resposta? Seu OPN é seu servidor de DNS na rede local?

Uma outra ferramenta de diagnóstico interessante neste caso é rodar um traceroute e ver como está a resposta.

Nos gráficos de qualidade de link, você pode checar a latência/perda dos seus links, já vi isso acontecer por conta de qualidade da entrega dos links no firewall.
Logged
Cloudfence Open Source Team

  • Print
Pages: [1]
« previous next »
  • OPNsense Forum »
  • International Forums »
  • Portuguese - Português (Moderator: juliocbc) »
  • Lentidão em navegação
 

OPNsense is an OSS project © Deciso B.V. 2015 - 2024 All rights reserved
  • SMF 2.0.19 | SMF © 2021, Simple Machines
    Privacy Policy
    | XHTML | RSS | WAP2