OPNsense Forum

International Forums => Portuguese - Português => Topic started by: memeguy on July 24, 2018, 03:30:29 pm

Title: AJUDA - Iniciante no OPNSense
Post by: memeguy on July 24, 2018, 03:30:29 pm
Estou com uma dificuldade na configuração da rede

Quando conecto na placa de entrada o cabo que vem do meu roteador wifi a distribuição de internet funciona normalmente, mas quando eu conecto meu link que vem direto do provedor, ele não funciona, eu tenho as configurações mas não sei como inserir no OPNSense.

Eu preciso inverter a ordem, primeiro passar pelo meu firewall depois ir para o switch e roteador, e não do roteador para meu firewall
Title: Re: AJUDA - Iniciante no OPNSense
Post by: livioadelson on August 04, 2018, 03:07:28 am
Amigo, assim que termina a instalação, terás as opções de definir a interface que será usada para receber a internet (WAN) e a interface que irá gerir a sua rede local (LAN). Depois que definir as interfaces, poderá definir o IP da sua LAN e ativar o DHCP na rede local para que as máquinas que a ela se conectarem, recebam a configuração de IP, Gateway e DNS automaticamente. Comumente, a interface WAN não precisa ser configurada neste cenário. Todas estas opções estarão disponíveis em um menu, que será acessado digitando o número correspondente a cada função. O amigo precisa seguir algumas etapas para configurar o endereço IP da LAN, bastando apenas, de início, informar o endereço IPv4, a máscara, ativar o DHCP, sua faixa de atribuição de IPs e ativar a WegGUI, colocando N (Não) para outras questões e ENTER para ignorar outras etapas.
Todo o restante das configurações poderá ser feito pela WebGUI no endereço que você definiu seu firewall.
Já em relação ao roteador Wifi, se você colocar na porta WAN do mesmo e ele estiver com a função router com DHCP, as máquinas conectadas farão parte de uma outra rede. Se o seu router estiver com o mesmo endereço IP do firewall, haverá conflito. A melhor opção é um roteador Wireless com a função bridge. Ele receberá a atribuição DHCP do firewall e repassará aos equipamentos conectados. Se não tiver o modo bridge, outra opção é configurar o wifi, desativar o DHPC do seu roteador sem fio e conectar o cabo de LAN do firewall em qualquer uma das portas LAN do router. Funciona que é uma beleza!
Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida, o amigo poderá contactar novamente a comunidade nesse mesmo tópico.